Manuela de pé no corredor de um escritório, com uma bolsa pendurada no ombro e um iPad nas mãos. Ela veste calça preta e uma camisa preta com estampa de pixels coloridos em um dos lados.

Inspirar mentes com a realidade aumentada.

Para ver mais mulheres na tecnologia, precisamos expor
as meninas à tecnologia desde cedo.
Manuela, engenheira de sistemas
Munique, Alemanha

Question: Antes da Apple, você trabalhava como evangelista técnica. Qual era o foco da sua função? Answer: O iOS da Apple! Minha função era divulgar informações sobre como usar os serviços da empresa onde estava no iPhone e no iPad. Desde o primeiro iPhone, sabia que era com isso que eu queria trabalhar. Quando eu finalmente vim para a Apple, eu me senti em casa.

Question: Bem-vinda ao lar! Quais são suas responsabilidades como engenheira de sistemas? Answer: Sou especialista em desenvolvimento de apps na equipe de Enterprise Sales. Question: Você trabalha com os clientes comerciais da Apple? Answer: Sim. Eu os ensino a desenvolver seus próprios apps para iOS, muitas vezes com a aplicação de realidade aumentada. Question: Pelo jeito, você ainda atua como evangelista técnica. Answer: Desde meus 10 anos de idade.

Várias estrelas brilhantes, amarelas e brancas, aparecem na tela.

Question: Você conhecia muitas meninas interessadas em tecnologia naquela idade? Answer: Não muitas. Mesmo depois de ingressar no mercado profissional, sempre me senti meio como um unicórnio colorido. Question: Raro e fácil de identificar na multidão? Answer: Isso. Sou menos rara agora, mas continuo colorida. A Apple vem trabalhando firme nisso há algum tempo. Então, globalmente, o número de mulheres na área de P&D vem crescendo, mas ainda há espaço para muitas mais. Question: O que é possível fazer para dar continuidade a esses esforços? Answer: Precisamos atrair as mulheres mais cedo — e estamos fazendo isso.

Nós despertamos a imaginação de muitas pessoas com a realidade aumentada. Ela parece mágica.
Um unicórnio colorido aparece na tela.
Mais estrelas brilhantes amarelas e brancas aparecem na tela.

Question: Vocês estão ajudando a treinar professores, é isso? Answer: Estamos, sim. Nos últimos 18 meses, venho ajudando nossa equipe de Education a ensinar professores a programar e, depois, a ensinar programação usando o ARKit e o Swift Playgrounds. Uma criança de 10 anos já consegue fazer isso. Question: Como você, quando tinha 10 anos? Answer: Praticamente qualquer criança! Já trabalhamos com crianças de até oito anos de idade.

Question: Você também inspira adultos iniciantes na área. Answer: Sim! Depois de uma pausa devido à pandemia, vou continuar dando aulas para uma turma incrível, formada apenas por mulheres refugiadas. O foco é ensinar programação básica, mas algumas delas resolveram continuar e fizeram o curso de programação em Python depois. Question: Parece que você inspirou algumas delas. Answer: É ótimo vê-las empoderadas dessa forma. Fico muito orgulhosa.

Pássaro que representa o logotipo da linguagem de programação Swift aparece na tela

Question: E agora você está trabalhando com estudantes de medicina no ensino superior? Answer: Estamos mostrando como desenvolver apps para o Apple Watch e o iPhone para estudantes de medicina e seus pacientes poderem compartilhar informações médicas. Question: Eles são desenvolvedores de software? Answer: Não, não. São professores de medicina sem experiência com programação. Eles disseram que não conseguiriam fazer nada. Eu disse: “Você vai poder usar o app que você mesmo criou no seu telefone hoje à noite”.

Eu convenci os professores de medicina a programarem comigo! Foi incrível.

Ilustrações feitas em um iPad.