As ideias são novas. O alumínio é reciclado.

“Estávamos muito empolgados e empenhados. Tinha que dar certo! Era o que precisava ser feito.”

Jennifer, gerente de operações Cupertino, EUA

Ilustração da Jennifer sorrindo, olhando para a pessoa que lê o texto; surgem folhas verdes. Ilustração da Jennifer sorrindo, olhando para a pessoa que lê o texto; surgem folhas verdes. Ilustração da Jennifer sorrindo, olhando para a pessoa que lê o texto; surgem folhas verdes. Na mesma ilustração, surge um MacBook Air com folhas verdes saindo da tela. Na mesma ilustração, surge um MacBook Air com folhas verdes saindo da tela. Na mesma ilustração, surge um MacBook Air com folhas verdes saindo da tela. Na mesma ilustração, surge um MacBook Air com folhas verdes saindo da tela. Na mesma ilustração, surge um MacBook Air com folhas verdes saindo da tela. Na mesma ilustração, surge um MacBook Air com folhas verdes saindo da tela. Na mesma ilustração, surge um MacBook Air com folhas verdes saindo da tela. Na mesma ilustração, surge um MacBook Air com folhas verdes saindo da tela.

Então, seu time transforma ideias em realidade?

Resposta:É isso que fazemos na equipe de operações. Colaboramos com designers e engenheiros em novas ideias de hardware e depois descobrimos como criar um produto.

Provavelmente mais de um, não é?

Resposta:Isso. É algo como “OK. Criamos um, agora vamos produzir milhões”.

“Um produto inovador exige um processo inovador.”

O que torna um produto inovador?

Resposta:Muita coisa. Por exemplo, fiz parte da equipe que desenvolveu o primeiro MacBook Air com estrutura de alumínio 100% reciclado.

Reciclado, não só reciclável?

Resposta:Isso. Reciclado, portanto, sem extrair novo alumínio.

É algo mais especializado do que reciclar latas de refrigerante.

Resposta:Sim, bem diferente. É uma liga especial patenteada que precisou atender aos nossos padrões de pureza e desempenho. Tivemos que repensar toda a cadeia de suprimentos e o processo de fornecimento para que o material estivesse de acordo com o que as pessoas esperam da Apple em termos de resistência, funcionalidade e estética. Foi uma iniciativa bem ambiciosa.

“Ambiciosa” significa “isso não vai ser fácil”?

Resposta:Claro, mas é para isso que estamos aqui, não é? Resolver um problema difícil é desafiador. As inovações mais incríveis acontecem quando estamos pressionados por metas ambientais, padrões funcionais e estéticos e outras demandas do tipo.

“Quando nosso trabalho tem um propósito, isso nos motiva mais.”

A motivação é maior quando o objetivo vai além da conquista técnica. É isso?

Resposta:Aqui é sempre mais do que isso: há sempre uma demanda ambiental e da experiência do cliente com o produto, entre outras. E, sim, fazer a coisa certa dá uma sensação incrível. Você recebe um tipo de motivação diferente de quem trabalha aqui.

De quem? Seu time? Sua liderança?

Resposta:De ambos. Lembro de ter passado por momentos em que ficamos intimidados. Saíamos de reuniões com a Lisa Jackson e pensávamos: “Ela é incrível. Temos que fazer dar certo!”.

É como uma dose de ânimo.

Resposta:Sim. Quando nos reunimos com os executivos, percebemos que eles estão preocupados com o todo e que contam com a gente. Nossa, nenhuma pressão!

“É legal perceber que a empresa acredita em você mais do que você mesma.”

Ilustrações feitas em um iPad.